Articles in Category: Os Companheiros do Profeta

Os Nobres Companheiros do Profeta (RA)

Definindo os Companheiros do Profeta (radiallahu 'anhum)

O significado linguístico do termo Sahaabah (companheiro) deriva da palavra Suhbah (amizade), que sugere, acompanhamento e estreita associação. No entanto, no Islam, a definição legal do termo sahaabah (companheiro) se refere a qualquer um que tenha se encontrado com o Profeta (sallallaahu 'alaihi wa sallam) em vida, mas depois de ele ter recebido a missão de profeta e acreditado nele como Profeta e então ter morrido na condição de muçulmano. Portanto, de acordo com esta definição, pode-se considerar um companheiro aquele/aquela que conheceu o Profeta (saw), por um longo período ou não.

Os Sahaba

Um Sahabi; é a pessoa que no estado de Iman "crença" viu ou esteve na presença do Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele), como no caso de Abdallah Ibn Ummi Maktum que era um cego; e faleceu nesse mesmo estado de Iman.

Abu Bakr Assidik

O Primeiro Califa 
632-634 

Eleição Para o Califado

Abu Bakr (que Deus esteja satisfeito com ele), o companheiro mais próximo do profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), não estava presente quando ele deu seu último suspiro na casa de sua esposa Aicha, filha de Abu Bakr (que Deus esteja satisfeito com ele), mas foi ele quem deu a notícia para os muçulmanos de Madina.

Umar Ibn Al Khattab

O Segundo Califa
 
(634-644)
 

Eleição Para o Califado

Umar Ibn Al Khattab (que Deus esteja satisfeito com ele), foi escolhido sucessor de Abu Bakr (que Deus esteja satisfeito com ele), após uma reunião dele com os mais proeminentes da comunidade, Umar (que Deus esteja satisfeito com ele), era de uma família coraixita respeitada, sabia ler e escrever, manejava bem a espada, tinha o dom da oratória  e sabia lutar, tinha uma personalidade dinâmica, era franco e direto, jamais escondia o que lhe ia à mente, ainda que isso pudesse desagradar as pessoas.

Uthman Ibn Affan

O Terceiro Califa 
(644-656)

A Eleição de Uthman

Antes de morrer em decorrência das punhaladas, as pessoas perguntaram a Umar (que Deus esteja satisfeito com ele) quem ele indicava como seu sucessor, Umar (que Deus esteja satisfeito com ele) indicou um comitê composto por 6 dos dez companheiros que o Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) tinha dito:

"Eles são as pessoas do Céu"

'Ali Ibn Abu Talib

O Quarto Califa
 
(656-661)

A Eleição de Ali

Depois do morte de Uthman (que Deus esteja satisfeito com ele), o cargo de califa ficou vago por dois ou três dias, muitas pessoas insistiam em que 'Ali (que Deus esteja satisfeito com ele) deveria assumir a função, mas ele se sentia perturbado pelo fato de que as pessoas que o estavam pressionando eram os revoltosos e, por isso, ele se recusou de início, quando os companheiros do Profeta insistiram com ele para que aceitasse, acabou concordando.

Significado da palavra "Califa"

 A palavra "califa" é o termo em português para a palavra árabe "khalifa", que é uma abreviação de khalifatu rasulil-lah e que significa Sucessor do Mensageiro de Deus, o Profeta Mohammad (saw). O título "khalifatu rasulil-lah" foi usado pela primeira vez para Abu Bakr, que foi eleito o chefe da comunidade muçulmana, logo após a morte do Profeta.

Bilal e seu Sofrimento

Bilal (Radiyalláho Anhu) é um dos mais conhecidos da elite dos Sahabah (companheiros) como Mu'azzin (aquele que faz o chamamento para a oração) da Mesquita de Raçulullah (Sallalláho Alaihi Wa Sallam).

A Conversão de Umar

Umar (Radiyalláho Anhu) por quem todos os muçulmanos orgulham-se e de quem os descrentes ainda o receiam, era o mais duro, na oposição ao Profeta de Allah (Sallalláho Alaihi Wa Sallam) e muito proeminente na perseguição dos muçulmanos antes de abraçar o Islam.

Umm Salamah

Umm Salamah! Que vida notável ela teve! Seu nome verdadeiro era Hind. Ela era a filha de um dos notáveis da tribo Makhzun, apelidada de "Zad ar-Rakib", porque ela era conhecida por sua generosidade, principalmente com os viajantes.

Khadija Bint Khuwayli

"Não, por Deus, juro que Allah jamais me concedeu nada melhor do que ela. Ela foi a esposa que acreditou em mim quando ninguém acreditava. Ela confirmou minha honestidade quando todos me acusavam de mentiroso. Ela me sustentou quando todos me despojaram. Através dela, Allah me concedeu os filhos que nenhuma outra mulher me deu..."

Fatimah Bint Muhammad

Fátima foi o quinto filho de Mohammad e Khadija. Ela nasceu na época em que seu pai começou a passar longos períodos em solidão nas montanhas perto de Macca, meditando e refletindo sobre os grandes mistérios da criação.

Aishah Bint Abu Bakr

A vida de Aisha é a prova de que uma mulher pode ser bem mais instruída do que os homens e que ela pode ser a mestra de pensadores e sábios. Sua vida também é a prova de que uma mulher pode exercer influência sobre homens e mulheres e proporcionar-lhes inspiração e liderança. Além disso, sua vida também é uma prova de que uma mesma mulher pode ser totalmente feminina e fonte de prazer, alegria e conforto para seu marido.