Articles in Category: História

Os Almoádas

Nas montanhas do Atlas, Ibn Tumart iniciou um movimento religioso e, ao agrupar seus partidários contra os Almorávidas, organizou a luta armada para conseguir dominar o Maghrib.

Os Almorávidas

Em 711 d.C, um exército de árabes e berberes cruzaram o norte da África e penetraram a Espanha, derrotando as forças cristãs dos visigodos, a província foi anexada ao califado Omíada, mas permaneceu sob o domínio do califado por menos de 4 décadas.

O Califado Andaluz

Como já mencionamos, foi com a ascensão ao poder do califado dos abássidas que a Espanha se separou do Oriente muçulmano. Após quase mil anos de dominação, em 1492, os últimos traços de um Estado muçulmano foram varridos da Espanha, pelos cristãos de Castela.

A Arábia Pré-Islâmica

O exame do mapa do maior hemisfério nos mostra a Península Arábica, situada no ponto de confluência dos três grandes continentes; Ásia, África e a Europa, nesse período, esse extenso subcontinente arábico, composto, principalmente, Por regiões desérticas, era habitado por povos sedentários, tanto quanto por nômades.

A Ásia Oriental e o Sudeste Asiático

A China jamais conheceu a dominação política muçulmana. Avançando pela Ásia Central, os muçulmanos islamizaram a província de Sin-Kiang, e viajando, provavelmente, por rotas marítimas, eles ganharam terreno para a sua fé, na província sulina de Un-Nan.

O Califado

O Islam estava destinado a tornar-se numa Religião Mundial e a criar uma Civilização que se estendeu de um extremo ao outro do Globo.

Os Califas Bem Guiados

No ano 632 (11Hégira), o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) exalou o último suspiro. Durante os vinte e três anos anteriores, ele tinha obtido êxito, num imenso esforço para formar uma religião e criar um Estado do nada, o qual, começando como uma pequena Cidade-Estado, terminou por açambarcar, no curto espaço de dez anos, a administração de toda a Península Arábica, junto com algumas partes do sul da Palestina e do Iraque.

A Idade Dourada Do Império Islâmico

O califado de Harun Al Rashid que assumiu em 786, foi o mais famoso da história dos Abássidas, em seu califado iniciou-se a idade dourada do Império Islâmico, foi um período de descobertas em todos os campos; ciência, tecnologia, e (e tudo isso em conseqüência do estudo intensivo da fé islâmica) literatura, particularmente biografia, historia, e lingüística.

Índia

No caso da Índia, o Islam penetrou no oriente do rio Indo, pacificamente, gradualmente, os Muçulmanos ganharam poder político no princípio do séc.

O Império Seljúcida

Embora alguns generais turcos já tivessem alcançado um poder considerável na Mesopotâmia e no Egito, durante os séculos X e XI, a chegada dos seljúcidas assinalou a penetração em grande escala dos turcos no Oriente Médio.

O Império Safávida

Enquanto os Otomanos estavam preocupados com a frente ocidental do seu Império, a oriente na Pérsia uma nova dinastia chamada Safávidas, fundada por Ismail (Shah Ismail) chegou ao poder em 1501. 

O Império Otomano

De origens humildes os Turcos começaram a dominar através de toda a Anatólia e mesmo de partes da Europa. Em 1453, Mehmet o Conquistador, capturou Constantinopla e pôs fim ao Império Bizantino.

Os Omíadas

O Califado Omíada estabelecido em 661, durou cerca de um século. Todos os califas da dinastia eram descendentes de Umayya Ibn Abd Shams, cidadão da Makkah e membro da tribo Coraix (Quraysh), que viveu pelo menos duas gerações antes do Profeta Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); O fundador da dinastia Omíada, Muawiya, e seus dois sucessores pertenciam ao ramo sufyaní (descendentes de Abu Sufyan) da família Omíada, enquanto os demais califas omíadas eram marwanidas, descendentes de Marwan Ibn al-Hakam, que tomou posse do califado em 684.

O Profeta Muhammad

Muhammad (que a Paz e Benção de Deus estejam sobre ele); cujo nome completo é: Muhammad Bin Abdullah Bin Abdul Mutalib Bin Hachim Bin Abd Manaf Bin Kussay.Foi escolhido por Deus para proferia para toda a humanidade a Sua Mensagem de Paz, isto é o Islam.