Articles in Category: Os Atributos de Deus

99. AS-SABUR: O Paciente

"Os servos do Clemente são aqueles que andam pacificamente pela terra e, quando os incipientes lhes falam, dizem: Paz!" (Alcorão Sagrado 25:63) 

Deus As-Sabur ensina aos homens a cultivarem a virtude da paciência, pois esta, lhes permite triunfar sobre obstáculos de todo tipo. Ao profeta Muhammad, Ele revelou:
"Por ventura, não te encontrou (Deus) orfão e te amparou? Não te encontrou extraviado e te encaminhou? Não te achou necessitado e te enriqueceu? Portanto, não maltrates o órfão, Nem tampouco repudies o mendigo. Mas divulga a mercê do teu Senhor, em teu discurso"
(Alcorão Sagrado 93:6 à 11)
 
''Se Deus castigasse os humanos por sua iniqüidade, não deixaria ser algum sobre a terra; porém tolera-os até o término prefixado. E quando seu prazo se cumprir, não poderão atrasá-lo nem adiantá-lo numa só hora.'' (Alcorão Sagrado 16:61)  

98. AR-RASHID: O Orientador, O Guia ao Caminho Reto

 
Ar-Rashid, é Ele quenos guia pelo seu caminho reto, tira-nos da trilha do caminho errado, conduzindo-nos por sua senda reta. Ao buscador que pede guia sinceramente, com veracidade, firmeza na sua intenção, Ar-Rashid o ajuda.
''E o fiel olhes disse: Ó povo meu, segui-me! Conduzir-vos-ei pela senda da retidão.'' (Alcorão Sagrado 40:38)
 
''Que guia à verdade, pelo que nele cremos, e jamais atribuiremos parceiro algum ao nosso Senhor.'' (Alcorão Sagrado 72:2)
 
''Guia-nos à senda reta.'' (Alcorão Sagrado 1:6)
 
''Temos revelado lúcidos versículos; e Deus encaminha a quem Lhe apraz à senda reta.'' (Alcorão Sagrado 24:46) 

97. AL-WARITH: O Herdeiro Supremo

O ser humano só é possuidor provisório de que está em suas mãos. Ao ponto que tudo pertence a Deus e ele é Al-Warith.
''Que os mesquinhos, tão agraciados pela bondade de Deus, não pensem que isso é um bem para eles; ao contrário, é prejudicial, porque o Dia da Ressurreição irão, acorrentados,  com quanto mesquinharam. A Deus pertence a herança dos céus e da terra, porque está bem inteirado do quanto fazeis.'' (Alcorão Sagrado 3:180)
 
''Somos Aquele que dá a vida e a morte, e somos o Único Herdeiro de tudo.'' (Alcorão Sagrado 15:23)
 
''Quantas cidades temos destruído porque exultou em sua vida. Depois delas muito poucas de suas habitações foram habitadas e fomos Nós o Herdeiro!'' (Alcorão Sagrado 28:58) 
 
''Em verdade, Nós herdaremos a terra com todos os que nela estão e a Nós retornarão todos.''  (Alcorão Sagrado 19:40)

96. AL-BAQI: O Perpétuo

 
Deus é o Perpétuo, o Subsistente, o Permanente. Ele subsiste por Si mesmo, é o Perdurável. E a Eternidade, só a Ele pertence.
 
''Nós cremos em nosso Senhor e talvez perdoe nossos pecados, bem como a magia que nos obrigastes a fazer, porque Deus é preferível e mais persistente.'' (Alcorão Sagrado 20:73)
 
''Tudo quanto existe na terra perecerá. E só subsistirá o Rosto de teu Senhor, Majestoso, Honorabilíssimo.'' (Alcorão Sagrado 55:26-27)

95. AL-BADI: O Originador

 
Deus Al-Badi, é o que da origem a tudo, Louvado Seja, não há outra divindade digna de adoração exceto Deus o Eterno.
"Tu não acharás imperfeição alguma na criação do Clemente! Volta, pois, a olhar! Vês, acaso, alguma fenda? Novamente olha e torna a fazê-lo, e o teu olhar voltará a ti, confuso e fatigado". (Alcorão sagrado 57:3-4).
 
''Ele é o Originador dos céus e da terra e, quando decreta algo, basta-lhe dizer: Seja! e é.'' (Alcorão Sagrado 2:117)
 
''Originador dos céus e da terra! Como poderia ter prole quando nunca teve esposa e foi Ele quem criou tudo o que existe, e é Onisciente?'' (Alcorão Sagrado 6:101)
 
''A Ele retornareis todos. A promessa de Deus é infalível. Ele origina a criação, e logo a faz reproduzir, para recompensar eqüitativamente os fiéis que praticam o bem. '' (Alcorão Sagrado 10:4)
 
''Ainda: Quem origina a criação e logo reproduz? E quem vos dá o sustento do céu e da terra? Poderá haver outra divindade em parceria com Deus? Dize-lhes: Apresentai as vossas provas, se estiverdes certos.''  (Alcorão Sagrado 27:64)
 
''Não reparam, acaso, em como Deus origina a criação e logo a reproduz? Em verdade, isso é fácil a Deus.
Dize-lhes: Percorrei a terra e contemplai como Deus origina a criação; assim sendo, Deus pode produzir outra criação, porque Deus é Onipotente.'' (Alcorão Sagrado 29:19-20)

94. AL-HADI: O Guia

 
"Guia-nos à senda reta, À senda dos que agraciastes, não à dos abominados, nem à dos extraviados" (Alcorão Sagrado 1:6-7)

Para o buscador sincero, não há outro objetivo senão Ele. E o Guia para chegar até Ele, é Ele mesmo. Àquele que se mantem na senda da utilidade e do aproveitamento, Al-Hadi, o guia pela via correta. Aquele que segue a futilidade e a negligência, está privado da Sua Guia. Deus coloca a Guia Divina, a senda reta que leva à salvação, no coração dos seres humanos:
 
"Tal foi o Nosso argumento, que proporcionamos a Abraão (para usarmos) contra seu povo, porque Nós elevamos a dignidade de quem Nos apraz. Teu Senhor (ó Muhammad!), é Prudente, Sapientíssimo. Agraciamo-lo com Isaac, que iluminamos, como haviamos iluminado anteriormente Noé e sua descendência, Daví e Salomão, Jó e José, Moisés e Aarão. Assim, recompensamos os benfeitores. E Zacarias, João, Jesus e Elias, pois todos Eles se contavam entre os virtuosos. E Ismail, Eliseu, Jonás e Lot, cada um dos quais preferimos sobre os seus contemporâneos. E a alguns de seus pais, progenitores e irmãos, Elegemo-los e os encaminhamos pela senda reta. Tal é a orientação de Deus, pela qual orienta quem Lhe apraz, dentre os Seus servos" (Alcorão Sagrado 6:83 à 88)
 
''Assim destinamos a cada profeta um adversário entre os pecadores; porém, baste teu Senhor por Guia e Socorredor.'' (Alcorão Sagrado 25:31)

''No princípio os povos constituíam uma só nação. Então, Deus enviou os profetas como alvissareiros e admoestadores e enviou, por eles, o Livro, com a verdade, para dirimir as divergências a seu respeito, depois de lhes terem chegado as evidências, por egoística contumácia. Porém, Deus, com a Sua graça, orientou os fiéis para a verdade quanto àquilo que é causa das suas divergências; Deus encaminha quem Lhe apraz à senda reta.''  (Alcorão Sagrado 2:213)
''A ti (ó Mensageiro) não cabe guiá-los; porém, Deus guia a quem Lhe apraz. Toda a caridade que fizerdes será em vosso próprio benefício, e não pratiqueis boas ações senão com a aspiração de agradardes a Deus. Sabei que toda caridade que fizerdes vos será recompensada com vantagem, e não sereis injustiçados.'' (Alcorão Sagrado 2:272)
 
''Quanto àqueles que receberam a ciência, saibam que ele (o Alcorão) é a verdade do teu Senhor; que creiam nele e que seus corações se humilhem ante ele, porque Deus guia os fiéis até à senda reta. '' (Alcorão Sagrado 22:54)

93. AN-NUR: A Luz

 
An-Nur, Luz das luzes, fonte de toda luz. Não há outra luz senão An-Nur, luzes que apenas são um reflexo de An-Nur. Luz única, que no mesmo instante, em qualquer lugar e na hora que Ele queira, banhará com sua luminosidade, tanto ao Macrocosmo, como ao Microcosmo.  Deus, An-Nur, é a Luz Perfeita, no homem, a luz da alma é a consciência, sua escuridão é a inconsciência.
''Deus é a Luz dos céus e da terra. O exemplo de Sua Luz é como o de um nicho em que há uma candeia; esta está num recipiente; e este é como uma estrela brilhante, alimentada pelo azeite de uma árvore bendita, a oliveira, que não é oriental nem ocidental, cujo azeite brilha, ainda que não lhe toque o fogo. É luz sobre luz! Deus conduz até Sua Luz a quem Lhe apraz. Deus exemplifica aos humanos, porque é Onisciente.'' (Alcorão Sagrado 24:35) 
 
''Ó humanos, já vos chegou uma prova convincente de vosso Senhor e vos enviamos uma translúcida Luz.'' (Alcorão Sagrado 4:117) 
 
''Ó adeptos do Livro, foi-vos apresentado Nosso Mensageiro para mostrar-vos muito do que ocultáveis do Livro e perdoar-vos em muito. Já vos chegou de Deus uma Luz e um Livro lúcido.'' (Alcorão Sagrado 5:15)
 
''Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com suas bocas; porém, Deus nada permitirá e aperfeiçoará Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos.'' (Alcorão Sagrado 9:32) 
 
''Ou (estará) como nas trevas de um profundo oceano, coberto por ondas; ondas cobertas por nuvens escuras que se sobrepõem umas às outras; quando (o homem) estende sua mão, mal pode divisá-la. Pois a quem Deus não fornece luz, jamais terá luz.'' (Alcorão Sagrado 24:40)
 
''Porventura, aquele a quem Deus abriu o coração ao Islam, e está na Luz de seu Senhor, (será igual àquele a quem sigilou o coração)? Ai daqueles cujos corações estão endurecidos para a recordação de Deus! Estes estão em evidente erro!'' (Alcorão Sagrado 39:22)
 
''E a terra resplandecerá com a Luz de seu Senhor. E o registro das obras será  exposto, e se farão comparecer os profetas e as testemunhas, e todos serão julgados com eqüidade, e não serão defraudados.'' (Alcorão Sagrado 39:69)

92. AN-NAFI: O Beneficiador, O Propiciador

 
An-Nafi, com Sua infinita Misericórdia benefecia, todo o Universo porque é o Clemente o Misericordioso.
''Se Deus te infligir um mal, ninguém, além d’Ele, poderá removê-lo; por outra, se te agracia com um bem, será porque é Onipotente.'' (Alcorão Sagrado 6:17) 
 
''Ó fiéis, em verdade os idólatras são impuros. Que depois deste seu ano não se aproximem da Sagrada Mesquita! E se temeis a pobreza, sabei que se a Deus aprouver, enriquecer-vos-á com Sua bondade, porque é Sapiente, Prudentíssimo.'' (Alcorão Sagrado 9:27)
 
''Mas, no caso de se recusarem, sabei que Deus é vosso Protetor. Que excelente Protetor e que excelente Socorredor!'' (Alcorão Sagrado 8:40)
 
''Entretanto, Deus conhece, melhor do que ninguém, os vossos inimigos. Basta Deus por Protetor, e basta Deus por Socorredor.'' (Alcorão Sagrado 4:45)
 
''Pela mercê e pela graça de Deus, retornaram ilesos. Seguiram o que apraz a Deus; sabei que Deus é Agraciante por excelência.'' (Alcorão Sagrado 3:174)

91. AD-DARR: O que causa Preocupações

Ad-Darr, Em Suas mãos está o poder de prejudicar ou de favorecer qualquer uma de suas criaturas,
Deus é o que causa preocupações, à quem O contraria; e é Deus o facilitador, o Benfeitor, o Beneficente, isto é assim, no mundo sensível, como no inteligível.
 
''Se Deus te infligir um mal, ninguém, além d’Ele, poderá removê-lo; por outra, se te agracia com um bem, será porque é Onipotente.''
(Alcorão Sagrado 6:17)  
 
''E se Deus te infligir algum mal, ninguém, além d’Ele, poderá removê-lo; e se Ele te agraciar, ninguém poderá repelir  Sua graça, a qual concede a quem Lhe apraz dentre Seus servos, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo.'' (Alcorão Sagrado 10:107)
 
''Deverei, acaso, adorar outros deuses em vez d’Ele? Se o Clementíssimo quisesse prejudicar-me, de nada valeriam suas intercessões nem poderiam salvar-me.'' (Alcorão Sagrado 35:23) 
 
''E se lhes perguntares quem criou os céus e a terra, seguramente te responderão: Deus! Dize-lhes: Tereis reparado no que invocais em vez de Deus? Se Deus quisesse prejudicar-me, poderiam, acaso, impedi-Lo? Então, se Ele Quisesse favorecer-me com alguma graça, poderiam eles privar-me dela? Dize-lhes (mais): Deus me basta! A Ele se encomendam aqueles que confiam.'' (Alcorão Sagrado 39:38)

90. AL-MANI: O Defensor

 
Deus, afasta qualquer dano à Sua criação. O ser humano faz escolhas inconseqüentes, e então o seu Senhor lembra a Ele:
 
"É possível que repudíeis algo que seja um bem para vós e, quiçá, gosteis de algo que vos seja prejudicial; todavia, Deus sabe e vós ignorais" (Alcorão Sagrado 2:216)
 
''Teu Senhor é, na sua Opulência, Misericordiosíssimo; e, se Ele quisesse, far-vos-ia desaparecer e vos suplantaria por outros, tal como vos criou das gerações  de outros povos.''  (Alcorão Sagrado 6:133) 

89. AL-MUGHNI: O Enriquecedor


Toda a Soberania está em Suas mãos é o Senhor absoluto, enriquece em todos os sentidos a quem quer.

''Respondeu-lhe: Nosso Senhor foi quem deu a cada coisa sua natureza; logo a seguir encaminhou-a com retidão!''
(Alcorão Sagrado 20:50)

''E que Ele enriquece e dá satisfação.''
(Alcorão Sagrado 53:48)
''Ó fiéis, em verdade os idólatras são impuros. Que depois deste seu ano não se aproximem da Sagrada Mesquita! E se temeis a pobreza, sabei que se a Deus aprouver, enriquecer-vos-á com Sua bondade, porque é Sapiente, Prudentíssimo.'' (Alcorão Sagrado 9:27)

88. AL-GHANI: O Opulento, O Auto-Suficiente

 
Rico, Independente e Auto-suficiente, não depende de ninguém. Não ter necessidade que d’Ele o distraia, é a maior riqueza que Deus brinda ao buscador sincero.
 
''Uma palavra cordial e uma indulgência são preferíveis a caridades seguidas de agravos, porque Deus é por si Tolerante, Opulentíssimo. '' (Alcorão Sagrado 2:263)
 
''Ó crentes, contribuí com o que de melhor haveis adquirido, assim como o que vos temos feito brotar da terra e não escolhais o pior para fazerdes caridade, sendo que vós não o aceitaríeis para vós mesmos, salvo se não reparásseis nisso. Sabei que Deus é por Si Opulento, Laudabilíssimo.'' (Alcorão Sagrado 2:267)
 
''Teu Senhor é, na sua Opulência, Misericordiosíssimo; e, se Ele quisesse, far-vos-ia desaparecer e vos suplantaria por outros, tal como vos criou das gerações de outros povos.'' (Alcorão Sagrado 6:133)
 
''Dizem: Deus teve um filho! Glorificado seja Deus; Ele é Opulento; Seu é tudo quanto há nos céus e na terra! Que autoridade tendes referente a isso? Direis acerca de Deus o que ignorais?'' (Alcorão Sagrado 10:68)

''Ó humanos, sois vós que necessitais de Deus, porque Deus é por Si o Opulento, o Laudabilíssimo.
''Eis então que vós sois convidados a contribuir na causa de Deus. Porém, entre vós, há aqueles que mesquinham; mas quem mesquinha, certamente o faz em detrimento próprio; sabei que Deus é por Si Opulento, enquanto que vós, sois pobres. E se recusardes, suplantar-vos-á por outro povo que não será como vós.'' (Alcorão Sagrado 47:38)

87. AL-JAMI: O Congregador

 
Deus congrega todas as partes, as reúne e as compõe de acordo à Sua Sabedoria. Depois que o corpo e o espírito tenham sido separados, Deus os reunirá.
 
''Ó Senhor nosso, Tu congregarás os humanos para um dia indubitável e Deus não faltará com a promessa.''   (Alcorão Sagrado 3:9)

86. AL-MUQSIT: O Eqüitativo

 
Ele é Eqüitativo: "E não existe coisa alguma cujos tesouros não estejam em Nosso poder, e não vo-la enviamos, senão proporcionalmente" (Alcorão sagrado 15:21).
Deus é o Juiz Eqüitativo que pede justiça a quem causou prejuízo e, depois, mostra ao prejudicado a graça que vem do perdão.
 
''Deus dá testemunho de que não há mais divindade além d'Ele; os anjos e os sábios O confirmam Equitativo; não há mais divindade além d'Ele, o Poderoso, o Prudentíssimo. '' (Alcorão Sagrado 3:18)
 
''Dize mais: Meu Senhor só ordena a eqüidade, para que vos consagreis a Ele em toda mesquita e O invoqueis sinceramente. Assim como vos criou, retornareis a Ele'' (Alcorão Sagrado 7:29)
 
''A Ele retornareis todos. A promessa de Deus é infalível. Ele origina a criação, e logo a faz reproduzir, para recompensar eqüitativamente os fiéis que praticam o bem. '' (Alcorão Sagrado 10:4)  

85. DHUL-JALAL-WAL-IKRAM: O Majestoso e Honorável

O Majestoso e Honorabilíssimo, o Único digno de adoração o Senhor Eterno, Honorável por excelência, a Majestade somente Ele pertence.
 
"E só subsistirá o Rosto do teu Senhor, o Majestoso e Honorabilíssimo"
(Alcorão Sagrado 55:27)
 
"Bendito seja o nome do teu Senhor, o Majestoso, o Honorabilíssimo"
(Alcorão Sagrado 55:78)