Articles in Category: Os Atributos de Deus

84. MALIK-UL-MULK: O Possuidor Eterno da Soberania

 
Possuidor do Reino, a Ele pertence Soberania Absoluta, Dono e Senhor da Realeza. Segundo Al-Ghazzali "Ele dispõe com independência absoluta de toda a criação e de qualquer criatura".
 
''Dize: Ó Deus, Soberano do poder! Tu concedes a soberania a quem Te apraz e a retiras de quem desejas; exaltas a quem queres e humilhas a Teu belprazer. Em tuas mãos está todo o Bem, porque só Tu és Onipotente.'' (Alcorão Sagrado 3:26)
 
''Louvado seja Deus, Senhor do Universo, O Clemente, o Misericordioso. Soberano do Dia do Juízo. '' (Alcorão Sagrado 1:2 ao 4)

83. AR-RA'UF: O Compassivo


Só pela graça de Deus, as pessoas simples são protegidas de conspirações e ciladas dispostas pelo Mal.
"E se não fosse pela graça de Deus e pela Sua misericórdia para convosco...e Deus é Compassivo, Misericordiosíssimo"
(Alcorão Sagrado 24:20)

''E, deste modo (ó muçulmanos), constituímo-vos em uma nação justiceira, para que sejais árbitros da humanidade, assim como o Apóstolo o será para vós. Nós não estabelecemos a Al Quibla que tu (Muhammad) seguias, senão para distinguir aqueles que seguem o Apóstolo, daqueles que desertam, ainda que tal prática seja penosa, salvo para os que Deus orienta. É inconcebível que Deus vos frustre em vossa fé, porque é Compassivo e Misericordiosíssimo para com a humanidade.''
(Alcorão Sagrado 2:143)
 
''Sem dúvida que vos chegou um Apóstolo de vossa etnia, que se apiada de vosso infortúnio, anseia por proteger-vos e é compassivo e misericordiosíssimo para com os crentes.'' (Alcorão Sagrado 9:128) 
 
''Sem dúvida que Deus absolveu o Profeta, os migrantes e os socorredores, que o seguiram na hora angustiosa em que os corações de alguns estavam prestes a fraquejar. Ele os absolveu, porque é para com eles Compassivo, Misericordiosíssimo. '' (Alcorão Sagrado 9:127)
 
''Ainda leva as vossas cargas até as cidades, às quais jamais chegaríeis, senão à custa de grande esforço. Sabei que o vosso Senhor é Compassivo, Misericordiosíssimo. '' (Alcorão Sagrado 16:7)

82. AL-AFU: O Absolvedor


O Absolvedor que tudo apaga. Perdoa todos aqueles que se arrependerem sinceramente, como se jamais tivessem cometido pecado algum.
 
''Quer pratiqueis o bem, oculta ou paladinamente, quer perdoeis o mal, sabei que Deus é Onipotente, Indulgentíssimo.'' (Alcorão Sagrado 4:149)
 
''Assim será! Aquele que se desforrar um pouco de quem o injuriou e o ultrajou, sem dúvida Deus socorrerá, porque é Absolvedor, Indulgentíssimo.'' (Alcorão Sagrado 22:60)
''Aqueles, dentre vós, que repudiam as suas mulheres através do zihar, saibam que elas não são suas mães. Estas são as que os geraram; certamente, com tal juramento, eles proferiram algo iníquo e falso; porém, Deus é Absolvedor, Indulgentíssimo.''  (Alcorão Sagrado 58:2)

81. AL-MUNTAQIM: O Punidor

É Quem pune os faltosos,  sejam fiéis ou incrédulos (Para os que sabem, o Seu castigo é purificação).
 
''Anteriormente, para servir de orientação aos humanos, revelando ainda o Discernimento. Aqueles que negarem os versículos de Deus, sofrerão um severo castigo, e Deus é Punidor, Poderosíssimo.'' (Alcorão Sagrado 3:4)
 
''Deus perdoa o passado; porém, a quem reincidir Deus castigará, porque é Punidor, Poderosíssimo.'' (Alcorão Sagrado 5:95) 
 
''E haverá alguém mais iníquo do que quem, ao ser exortado com os versículos de seu Senhor, logo os desdenha? Sabei que Nós puniremos os pecadores.'' (Alcorão Sagrado 32:22) 
 
''Recorda-lhes o dia em que desfecharmos o golpe decisivo; então os puniremos.'' (Alcorão Sagrado 44:16)

80. A-TAWWAB: O Remissório, O indulgente

"Remissório do pecado, Condescendente, Severíssimo no castigo, tem longo alcance. Não há mais divindade além d’Ele ! A Ele será o retorno"
(Alcorão Sagrado 40:3)

Segundo a Shari’ah (Lei Islâmica), a validade do arrependimento depende das seguintes condições:
a)
o reconhecimento dos próprios pecados;
b
) o remorso e a contrição;
c)
a firme intenção de se abster de reincidir.

Então assim, Deus retorna a quem se redimir com a recompensa pelo seu arrependimento.

''Adão aprendeu de seu Senhor algumas palavras (como preces) e Ele o perdoou, porque é o Remissório, o Misericordiosíssimo.''
(Alcorão Sagrado 2:37) 
 
''E de quando Moisés disse a seu povo: Ó povo meu, por certo que vos condenastes, ao adorardes o bezerro. Volvei, portanto, contritos, penitenciando-vos a vosso Criador, e imolai-vos mutuamente. Isso será preferível aos olhos de vosso Criador. Ele vos absolverá, porque é o Remissório, o Misericordioso.'' (Alcorão Sagrado 2:54) 
 
''Ó Senhor nosso, permite que nos submetamos a Ti e que surja de nossa descendência uma nação submissa à Tua vontade. Ensina-nos nossos ritos e absolve-nos, pois Tu és o Remissório, o Misericordiosíssimo.'' (Alcorão Sagrado 2:128)
 
''E implorai o perdão de vosso Senhor; voltai a Ele, contritos, porque meu Senhor é Misericordiosíssimo, Afetuosíssimo.''
(Alcorão Sagrado 11:90)
 
''Somos Indulgentíssimo para com o crente, arrependido, que pratica o Bem e se encaminha.'' (Alcorão Sagrado 20:82) 
 
''Salvo aqueles que se arrependerem, crerem e praticarem o bem; a estes Deus lhes computará as más ações como boas, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.'' (Alcorão Sagrado 25:70) 
 
''Ou dizem: Ele o forjou! Dize-lhes: Se o forjei, nada podereis obter de Deus para mim. Ele conhece, melhor que ninguém, o que tentais difamar. Basta Ele por Testemunha entre vós e mim. E Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo.'' (Alcorão Sagrado 46:8)

79. AL-BARR: O Benevolente, O Beneficiente

Fonte de Bondade e tolerância para quem quer que seja. Pedindo ou não pedindo, no mundo sensível ou no inteligível, dissemina a Sua Bondade.
 
''Porque antes O invocávamos, por ser Ele o Beneficente, o Misericordiosíssimo!''
(Alcorão Sagrado 52:28)

78. AL-MUTAALI: O Sublime, O Altíssimo

O Mais Exaltado, que é consciente de ser o Mais Alto. Ele é mais alto que toda ação, todo meio, e mais Elevado que todos os pensamentos que possam se ter. Al-Mutaali indica que Deus  e mais alto que o pensamento mais Elevado do homem, Ele é o Sublime.
 
''Ele é Conhecedor do incognoscível e do cognoscível, o Grandioso, o Altíssimo. ''
(Alcorão Sagrado 13:9)

77. AL-WALI: O Regente


Governante Supremo Ele diagramou um programa para Sua criação, e ninguém tem permissão sobre si-mesmo. Para os que se iludem "governando" a si mesmos, a aos outros, contrariando as Leis de Deus, também haverá O Dia de Ajustes de Contas.
 
''Porventura, não sabes que a Deus pertence o reino dos céus e da terra e que, além d'Ele, não tereis outro protetor, nem defensor?'' (Alcorão Sagrado 2:107)
 
''Foi Deus Quem criou, em seis dias, os céus e a terra e quanto há entre ambos; logo assumiu o Trono. Não tendes, além d'Ele, protetor nem intercessor - Não meditais?''
(Alcorão Sagrado 32:4)
 
''Distancia-te daqueles que tomam a religião por jogo e diversão, a quem ilude a vida terrena, e relembra-lhes que todo o ser será penitenciado pelo que cometer e não terá, além de Deus, protetor, nem intercessor algum; e ainda que ofereça qualquer resgate, não lho será aceito. Os ignóbeis serão entregues ao tormento, pelo que cometeram.'' (Alcorão Sagrado 6:70)
 
''A Deus pertence o reino dos céus e da terra. Ela dá a vida e a morte e, fora d’Ele não tereis protetor, nem socorredor. '' (Alcorão Sagrado 9:116)
''Dize-lhes: Deus sabe melhor do que ninguém o quanto permaneceram, porque é Seu o mistério dos céus e da terra. Quão Vidente e quão Ouvinte é! Eles têm, em vez d’Ele, protetor algum, e Ele não divide com ninguém o seu comando. '' (Alcorão Sagrado 18:26)
 
''Foi Deus Quem criou, em seis dias, os céus e a terra, e tudo quanto há entre ambos; logo assumiu o Trono. Não tendes, além d’Ele, protetor, nem intercessor algum. Não meditais?''  (Alcorão Sagrado 32:4)
 
''Deus sabe o que concebe cada fêmea, bem como o absorvem as suas entranhas e o que nelas aumenta; e com Ele tudo tem sua medida apropriada. Ele é Conhecedor do incognoscível e do cognoscível, o Grandioso, o Altíssimo. Para Ele é igual quem de vós oculta o seu pensamento e quem o divulga, quem se esconde nas travas e quem se mostra em pleno dia. Cada (de tais pessoas) tem (anjos) protetores. Escoltam-no em turnos sucessivos, por ordem de Deus. Ele jamais mudará as condições que concedeu a um povo, a menos que este mude o que tem em seu íntimo. E quando Deus quer castigar um povo, ninguém pode impedi-Lo e não tem, em vez d’Ele, protetor algum. Ele é Quem mostra o relâmpago como temor e esperança, e faz surgir as nuvens saturadas de chuva. O trovão celebra os Seus louvores e o mesmo fazem os anjos, por temor a Ele, o Qual lança as centelhas, fulminando, assim, quem Lhe apraz enquanto disputam sobe Deus, apesar de Ele ser poderosamente Inexorável. Somente a Ele são dirigidas as súplicas verdadeiras, e os que invocam, em vez d’Ele, em nada os atenderão; são semelhantes a quem estende a mão até à água, para que a mesma lhe suba à boca, coisa que jamais acontecerá. Sabei que a súplica dos incrédulos é improfícua.'' (Alcorão Sagrado 13:8 ao 14)

76. AL-BATIN: O Invisível, O Oculto

Sua existência, é tanto manifesta quanto oculta. Sua essência é oculta, e um conhecimento limitado, mental e de compreensão semelhante, não nos permite conhecê-Lo. Somente Deus conhece Sua própria essência.

''Ele é o Primeiro e o Último; o Visível e o Invisível, e é Onisciente.'' (Alcorão Sagrado 57:3)

75. AZ-ZAHIR: O Visível, O Manifesto

Tudo é uma evidência da Sua existência. Deus está manifesto em Seus Atributos. Ele está oculto para quem procura vê-Lo,  por meio dos seus sentidos ou sua imaginação.  O Aparente e o Oculto, também estão no homem. Sua forma, suas palavras, Suas ações e os Seus trabalhos são manifestos. Seus sentimentos e pensamentos,  ocultos. Sua identidade, se torna manifesta através de suas ações.

''Ele é o Primeiro e o Último; o Visível e o Invisível, e é Onisciente.'' (Alcorão Sagrado 57:3)

74. AL-AKHIR: O Último


''Ele é o Primeiro e o Último; o Visível e o Invisível, e é Onisciente.'' (Alcorão Sagrado 57:3)
Ar-Razzi, assim parafrasea essa surata:
 
(Deus é) o Primeiro sem começo, o Último sem fim, o Manifesto (o Exterior) sem procissão, o Oculto (o Interior) sem ocultação.
(Deus é) O Primeiro pelo conhecimento dos corações, o Último pela cobertura dos defeitos, o Manifesto pela desaparição das aflições, o Oculto pelo perdão dos pecados.
(Deus é) O Primeiro antes que toda coisa, o Último após toda coisa, o Manifesto pelo poder sobre toda coisa, o Oculto, sábio pela realidade de toda coisa.
(Deus é) O Primeiro antes de toda coisa pela anterioridade e o sem começo, o Último após toda coisa pelo sem-fim e a Eternidade, o Manifesto para toda coisa pelos sinais evidentes indubitáveis, o Oculto excluindo toda relação corporal, temporal ou quantitativa.
(Deus é) O Primeiro pela existência e o ato determinando a criação, o Último pela orientação e a assistência, o Manifesto pela solicitude e o Dom de subsistência, o Oculto determinante do ser dos estados (espirituais).
(Deus é) O Primeiro que "origina" todo primeiro,o Último que vêm após todo último, o Manifesto que exterioriza todo exterior, o Oculto que interioriza todo interior.
(Deus é) O Primeiro pela ciência do sem-começo, o Último pela Decisão dentro dos sem-fim, o Manifesto pelo argumento de que as criaturas discernem, o Oculto transcendendo toda modalidade.
(Deus é) O Primeiro pela Essência, o Último pelas Qualidades, o Manifesto pelos sinais que provocam as intuições, o Oculto que escapa a toda estimativa e imaginação.
(Deus é) O Primeiro pela Necessidade e a Primordialidade, o Último pela Transcendência que exclui a extinção e a privação, o Manifesto sem visão, o Oculto sem introspeção.
(Deus é) O Primeiro pela Revelação descendente desde a Origem  até os confins extremos, o Último pela Ascensão desde os últimos degraus até os primeiros, o Manifesto pelos sinais probantes e as evidências, o Oculto excluindo toda analogia com as realidades inteligíveis e sensíveis.
(Deus é) O Primeiro pela Fé, o Último pela Satisfação, o Manifesto pelo Ato perfeito, o Oculto pela Graça.
(Deus é) O Primeiro pela Justiça, o Último pela longa generosidade, o Manifesto pela operação, o Oculto pelo abundante favor.
 
''Ele é o Primeiro e o Último; o Visível e o Invisível, e é Onisciente.'' (Alcorão Sagrado 57:3)

73. AL-AWWAL: O Primeiro

"Ele é o Primeiro (Al-Awwal) e o Último (Al-Akhir), o Manifesto (Az-Zahir) e o Oculto (Al-Batin)"

Ar-Razzi, assim parafrasea essa surata:
 
(Deus é) o Primeiro sem começo, o Último sem fim, o Manifesto (o Exterior) sem procissão, o Oculto (o Interior) sem ocultação.
(Deus é) O Primeiro pelo conhecimento dos corações, o Último pela cobertura dos defeitos, o Manifesto pela desaparição das aflições, o Oculto pelo perdão dos pecados.
(Deus é) O Primeiro antes que toda coisa, o Último após toda coisa, o Manifesto pelo poder sobre toda coisa, o Oculto, sábio pela realidade de toda coisa.
(Deus é) O Primeiro antes de toda coisa pela anterioridade e o sem começo, o Último após toda coisa pelo sem-fim e a Eternidade, o Manifesto para toda coisa pelos sinais evidentes indubitáveis, o Oculto excluindo toda relação corporal, temporal ou quantitativa.
(Deus é) O Primeiro pela existência e o ato determinando a criação, o Último pela orientação e a assistência, o Manifesto pela solicitude e o Dom de subsistência, o Oculto determinante do ser dos estados (espirituais).
(Deus é) O Primeiro que "origina" todo primeiro,o Último que vêm após todo último, o Manifesto que exterioriza todo exterior, o Oculto que interioriza todo interior.
(Deus é) O Primeiro pela ciência do sem-começo, o Último pela Decisão dentro dos sem-fim, o Manifesto pelo argumento de que as criaturas discernem, o Oculto transcendendo toda modalidade.
(Deus é) O Primeiro pela Essência, o Último pelas Qualidades, o Manifesto pelos sinais que provocam as intuições, o Oculto que escapa a toda estimativa e imaginação.
(Deus é) O Primeiro pela Necessidade e a Primordialidade, o Último pela Transcendência que exclui a extinção e a privação, o Manifesto sem visão, o Oculto sem introspeção.
(Deus é) O Primeiro pela Revelação descendente desde a Origem  até os confins extremos, o Último pela Ascensão desde os últimos degraus até os primeiros, o Manifesto pelos sinais probantes e as evidências, o Oculto excluindo toda analogia com as realidades inteligíveis e sensíveis.
(Deus é) O Primeiro pela Fé, o Último pela Satisfação, o Manifesto pelo Ato perfeito, o Oculto pela Graça.
(Deus é) O Primeiro pela Justiça, o Último pela longa generosidade, o Manifesto pela operação, o Oculto pelo abundante favor.
 
''Ele é o Primeiro e o Último; o Visível e o Invisível, e é Onisciente.'' (Alcorão Sagrado 57:3)

72. AL-MUAKHKHIR: O que Atrasa, o que tem o poder de antecipar ou atrasar


Em Suas mão estáo poder de favorecer ou obstruir este favorecimento enaltece a quem quer e rebaixa a quem  quer, Ele é o Maior, somente Ele tem o poder de adiantar ou atrasar, Louvado Seja.
''Porém, aparecer-lhes-á tudo quanto anteriormente tinham ocultado; no entanto, ainda que fossem retornados, certamente reincidiriam em lançar mão de tudo quanto foi-lhes vedado, porque são embusteiros.'' (Alcorão Sagrado 6:28) 
 
''Cada nação tem o seu termo e, quando se cumprir, não poderão atrasá-lo nem adiantá-lo uma só hora.'' (Alcorão Sagrado 7:34) 
 
''Dize-lhes: Não posso acarretar mais prejuízos nem mais benefícios além dos que Deus quer. Cada povo tem seu destino e, quando este se cumprir, não poderá atrasá-lo nem adiantá-lo numa só hora.''
(Alcorão Sagrado 10:49)
 
''Nós conhecemos vossos precedentes, assim como conhecemos vossos sucessores.'' (Alcorão Sagrado 15:24) 
 
''Se Deus castigasse os humanos por sua iniqüidade, não deixaria ser algum sobre a terra; porém tolera-os até o término prefixado. E quando seu prazo se cumprir, não poderão atrasá-lo nem adiantá-lo numa só hora.'' (Alcorão Sagrado 16:61)

71. AL-MUQADDIM: O que Apressa, o que tem o poder de antecipar ou atrasar

É O que aproxima de Si, ou afasta de Si, quem Ele quer, porque é também que dá a fé, a quem Ele quer, e a nega, a quem Ele não quer. Deus adianta a quem Ele quer, com relação ao que Ele quer.
 
''Aqueles que obedecem a Deus e ao Mensageiro, contar-se-ão entre os agraciados por Deus: profetas, sinceros, mártires e virtuosos. Que excelentes companheiros serão!'' (Alcorão Sagrado 4:69)
 
''Cada nação tem o seu termo e, quando se cumprir, não poderão atrasá-lo nem adiantá-lo uma só hora.'' (Alcorão Sagrado 7:34) 
 
''Dize-lhes: Não posso acarretar mais prejuízos nem mais benefícios além dos que Deus quer. Cada povo tem seu destino e, quando este se cumprir, não poderá atrasá-lo nem adiantá-lo numa só hora. '' (Alcorão Sagrado 10:49)
''Nós conhecemos vossos precedentes, assim como conhecemos vossos sucessores. '' (Alcorão Sagrado 15:24)
 
''Se Deus castigasse os humanos por sua iniqüidade, não deixaria ser algum sobre a terra; porém tolera-os até o término prefixado. E quando seu prazo se cumprir, não poderão atrasá-lo nem adiantá-lo numa só hora.'' (Alcorão Sagrado 16:61)

''Por certo que não és tu que orientas a quem queres; contudo, Deus orienta a quem Lhe apraz, porque conhece melhor do que ninguém os encaminhados.'' (Alcorão Sagrado 28:56)

70. AL-MUQTADIR: O Onipotente

O Onipotente, não há ser mais poderoso que Ele.

''Porém, desmentiram os Nossos sinais, pelo que os castigamos severamente, como só pode fazê-lo um Onipotente, Poderosíssimo.''
(Alcorão Sagrado 54:42)
 
''Em uma assembléia da verdade, na presença de um Senhor Onipotente, Soberaníssimo.'' (Alcorão Sagrado 54:55)