O signigicado do testemunho de fé
Introdução
O testemunho de fé é o critério definitivo pelo qual o homem é considerado um muçulmano ou um kafir. Este testemunho é o fundamento sobre o qual se assenta o Islam.
Introdução
O testemunho de fé é o critério definitivo pelo qual o homem é considerado um muçulmano ou um kafir. Este testemunho é o fundamento sobre o qual se assenta o Islam.
1º- Acreditar em um Deus único, Supremo e Eterno, Infinito e Poderoso, Clemente e Misericordioso, Criador e Sustentador. Para ser efetiva, esta crença exige completa confiança e esperança em Deus, submissão voluntária à vontade d'Ele e confiança na Sua ajuda. Isso confere dignidade ao homem e salva-o do medo e do desespero, do pecado e da confusão.
Na realidade, as palavras Kadá e Kadar, que nós traduzimos por predestinação, não tem correspondente na nossa língua, tendo elas um sentido muito mais amplo. Por isso, tentarei dar uma idéia do seu real significado.
É verdade que historicamente, o ser humano sempre pensou num poder sobrenatural existente além deste nosso mundo das mudanças. Ele está constantemente a tentar não só encontrar a origem de todo o Universo, mas, também um objeto para a sua adoração.
O Muçulmano Verdadeiramente Crente Acredita nos Seguintes Artigos de Fé:
Todo louvor é devido a Deus, o Senhor dos mundos. Que a paz e as bênçãos estejam com o Último Mensageiro de Deus, e sobre todos aqueles que o seguem até o Último Dia. Prosseguindo, irmãos e irmãs muçulmanos, é preciso que saibam que existem questões que anulam o seu Islam. Por favor, prestem atenção a elas:
A nossa análise sobre os fundamentos do Islam ficará incompleta se não nos referirmos, ainda que em termos genéricos, ao Direito muçulmano (Chari'ah).
O conhecimento de Deus e a crença n’Ele constituem a verdadeira base do Islam, o assunto é tão importante que pede uma discussão clara e cuidadosa, por uma questão de clareza, serão usadas algumas demonstrações bem simples.
O que foi estabelecido na Shari'ah (lei islâmica) é que a humanidade constituiu-se no início de uma única nação, o tawhid verdadeiro, e em seguida, o shirk (dirigir qualquer forma de adoração, ou qualquer outra coisa que seja direito únicamente de Deus, para outro que não seja Ele) aos poucos se impôs. A fundamentação desta afirmação está no que diz Deus, o Altíssimo:
O ensinamento mais importante e mais fundamental do Profeta Mohammad (saw) é a fé na unicidade de Deus, que é expressa no Kalimah do Islam como "Não há outra divindade senão Allah" (la ilaha illallah).
Desde os primórdios da história do homem, o homem, em cada época, reconheceu uma divindade ou várias e as adorava. Mesmo hoje, toda nação, desde a mais primitiva até a mais avançada, crê nisto e adora algumas divindades. Ter uma divindade e adorá-la faz parte da natureza humana. Existe alguma coisa na alma do homem que o força a agir assim.