Sinais Maiores do Dia Juízo
Já vimos na aula anterior os sinais menores do dia do juízo e todas as suas categorias. Agora insha Allah Ta’ala veremos os sinais maiores que indicam que o Dia do Juízo está próximo.
Já vimos na aula anterior os sinais menores do dia do juízo e todas as suas categorias. Agora insha Allah Ta’ala veremos os sinais maiores que indicam que o Dia do Juízo está próximo.
A crença no dia do juízo é um dos pilares da fé e aquele que não crê nele não é considerado crente.
Em Nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador!
Louvado seja Allah Senhor do Universo, O Soberano do Dia da Ressurreição,O Vivificador, aquele que envia água dos céus e revive a terra e que da mesma forma ressuscitará suas criaturas, Aquele de Quem viemos e a Ele retornaremos contritos. Testemunhamos que não há divindade exceto Allah, o Glorificado, O Único, O Exaltado de tudo quanto Lhe atribuem, e testemunhamos que Muhamad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre o Mensageiro de Allah, sua família , seus companheiros, e todos aqueles que adotam sua Sunnah como exemplo de vida até o Dia do Juízo! Amin!
Quando o Dia da Ressurreição chegar, a riqueza e o capital do homem serão seu hasanaat (boas ações). Se ele tiver praticado o mal contra qualquer pessoa, este mal será compensado com o seu hasanaat. Se ele não tiver qualquer hasanaat ou se seu hasanaat tiver sido utilizado ou for insuficiente, então alguns de seus sayi’aat (más ações) serão tomados e acrescentados ao seu fardo.
Antes de iniciar a falar da morte propriamente dita, vamos observar o sono que, na verdade, se assemelha demais à morte, tanto que os sábios muçulmanos a chamam de "a morte pequena". Deus diz no Alcorão Sagrado...
Quando falamos do Paraíso e suas bênçãos e recompensas, todos nós sentimos aquela esperança e vontade de pertencer ao seu povo. Mas acontece que para entrar no Paraíso é necessário uma condição, e essa condição é que a pessoa esteja completamente pura dos pecados e das desobediências a Allah.
Bom irmãos, na aula passada nós falamos do Povo do Paraíso e suas recompensas e da trajetória deles desde o dia da ressurreição até a sua chegada no paraiso. Portanto na aula passada nós alimentamos a nossa esperança em Allah SWT e a esperança de insha Allah alcançarmos o Paraiso. Mas nós sabemos que a fé do muslim é equilibrada em 2 pontos: um deles na esperança da Misericórdia de Allah e o outro no temor quanto ao castigo de Allah SWT. Portanto nessa aula falaremos do povo do inferno e a trajetória do povo do inferno desde o dia da ressurreição até o seu destino final.
Hoje o tema da nossa aula é a Morte. Mas, o que é a morte? A morte é a mais longa viagem, é a viagem prometida, é a viagem para a outra vida. A morte é algo que ninguém pode negar, seja ele kafir ou muslim, a morte é uma certeza absoluta. A vida é um teste e a morte é o fim desse teste, e quando ela chegar terá acabado nosso tempo de completar esse teste.
O ser humano passa essa vida numa busca incansável atrás da felicidade. Passamos a vida atrás do dinheiro e da riqueza tentando achar a felicidade, quanto mais riqueza conseguimos mais vemos a felicidade se distanciando de nós. Passamos a vida cuidando da beleza, da nossa juventude e da nossa saúde para encontrarmos a felicidade, mas ao final envelhecemos, adoecemos e morremos. O que quer dizer isso? Qual é a resposta para tudo isso? A resposta é que não existe felicidade completa nessa vida. Allah SWT escreveu que tudo que temos nessa vida teremos que abandoná-lo. Mas então onde está a felicidade completa? Onde está a felicidade plena? No Paraíso (Jannah). Antes do Jannah não há felicidade completa. Então nessa aula insha Allah falaremos sobre como é al Jannah, porque no Jannah temos a felicidade completa e eterna? O que há no Jannah?
Nossa aula de hoje é sobre a vida no túmulo. O que ocorre com a pessoa após a morte? Para onde vamos após a morte? E o que ocorre nesse local? Essas são perguntas que são verdadeiras incógnitas para muitas pessoas, mas não para nós que temos o Quran e a Sunnah em nossas mãos, não para nós que somos muçulmanos pela misericórdia de Allah! É isso que veremos insha Allah nessa nossa aula de hoje.