Articles in Category: Fiqh (jurisprudência)

O Aborto

 Enquanto que o Islam permite evitar a concepção por razões válidas, não permite cometer violência com a gravidez uma vez consumada.

Os juristas Muçulmanos concordam unanimemente que depois que o feto está completamente formado e recebeu uma alma, é ilícito abortá-lo. E é também um crime, cuja consumação é proibida ao Muçulmano porque representa uma ofensa contra um ser humano completo e vivo. Os juristas insistem no pagamento obrigatório de indenização de sangue se a criança houver sido abortada viva morrendo em seguida, sendo a compensação um pouco menor se ela tiver sido abortada já morta.

O Banho Completo ''Ghusl''

O Banho (ghusl) consiste em fazer com que a água flua por todo o corpo, inclusive pelos cabelos, essa é a melhor maneira de se limpar completamente o corpo, purificando-o de todas as impurezas e reavivando-o com um banho saudável e agradável.

O Mérito e a Virtude as Abluções

Deus louvado seja, disse:

“Ó fiéis, sempre que vos depuserdes a observar a oração, lavai o rosto, as mãos e os antebraços até aos cotovelos; esfregai a cabeça, com as mãos molhadas e lavai os pés, até aos tornozelos. E, quando estiverdes polutos, higienizai-vos; porém, se estiverdes enfermos ou em viajem, ou se vierdes de lugar escuso ou tiverdes tocado as mulheres, sem encontrardes água, recorrei à terra limpa, e esfregai com ele vosso rostos e mãos. Deus não deseja vos impor carga alguma; porém, se quer purificar-vos e agraciar-vos, é para que Lhe agradeçais”. (5: 6)

At-Tayammom

Entre as coisas que demonstram a tolerância do Islam está o fato de que Deus não impõe nada alem daquilo que pode ser feito. Devido à do pilar da oração, a religião não dá margem à utilização de nenhum pretexto, que permita a algum se descuidar dela ou postergar o sei cumprimento.

A Ablução Simbólica ''Tayammum''

A purificação é uma condição fundamental, e a água é o meio essencial para realiza-la, mas se não houver água no lugar aonde residir, ou pôr onde estiver viajando, ou mesmo havendo, se a pessoa estiver doente e for prejudicial o seu uso,ou a água esteja contaminada, etc...