Articles in Category: Características do Muçulmano

Quando os muçulmanos roubam

Alguns muçulmanos hoje em dia, mostram um cuidado admirável na aplicação de algumas partes que até nem são obrigatórias, enquanto assumem uma atitude complacente, presunçosa em relação aos preceitos essenciais do Din. Sob certo aspecto, isto acarreta nos muçulmanos o roubo.

O muçulmano é afável e simpático

O muçulmano que compreende verdadeiramente os ensinamentos de sua religião é gentil, afável e simpático. Ele se envolve com as pessoas e se entende com elas. Esta deve ser a característica do muçulmano que sabe que, ficar próximo às pessoas e ganhar-lhes a confiança, é uma de suas mais importantes obrigações como muçulmano.

O muçulmano é tolerante e indulgente

 Se ele se irrita com seu irmão, o verdadeiro muçulmano reprime sua raiva e rapidamente o perdoa, não sentindo qualquer vergonha em agir assim. Pelo contrário, ele percebe isto como uma boa ação que o aproximará de Allah e lhe granjeará Seu amor, o qual Ele concede apenas àqueles que praticam o bem:

"... (aqueles) que reprimem sua raiva e perdoam (todos) os homens - porque Allah ama aqueles que praticam o bem." (Alcorão 3:134)

O bom caráter

É aquela pessoa que reprime sua raiva e é gentil e humilde. Allah, o Altíssimo, disse: "Certamente, sois de caráter nobilíssimo." (68:4) e "Aqueles que reprimem a raiva e perdoam as outras pessoas, certamente Allah ama aqueles que praticam o bem." (3:134)

O caráter do muçulmano

Obs.:O tema 'O Caráter do Muçulmano' é parte de uma série de khutbat (preleção da sexta-feira), proferidas na masjid do Rio de Janeiro pelo prof. Abdelbagi Sidahmed Osman. O visitante do site  poderá verificar seu conteúdo a cada semana.

Livro Da Boa Educação e Das Boas Maneiras

Ibn Omar (R.A.A), reatou que o Mensageiro de Deus passou por um homem dos ansar que estava aconselhando o irmão à não ser muito modesto ou acanhado. O Profeta disse:

 “Deixa-o, uma vez que a modéstia e o acanhamento fazem parte da fé”. (Bukhari e Muslim)

Aperfeiçoamento do caráter da pessoa

 Imam Ibn ul Qayyim al Jawziyyah 

"The Magnificent Journey"

O Profeta (saw) costumava fazer várias súplicas relacionadas ao bom caráter.

"Ó Allah, orientai-me para ter bom caráter, ninguém, senão Vós, orienta para o bom caráter ... " (Muslim)

O Ego

 A nossa aula de hoje fala de um assunto muito importante para todo o muslim. Nossa aula de hoje é sobre o Jihad al-nafs, ou seja, Jihad (esforço) contra nosso próprio ego. Esse jihad não é um esforço do corpo, mas sim do coração. Nessa aula insha Allahu Ta’ala falaremos sobre o que é o Nafs e o que é o jihad, e após isso uniremos as duas expressões Jihad al-nafs.

A Confiança em Allah (Tawakol ‘ala Allah)

 Nossa aula de hoje é sobre a confiança em Allah. Algumas pessoas tem o conceito errado do que vem a ser a confiança em Allah, entendendo que a confiança em Allah seria por ex. não tomar remédio, não ir ao médico, não estudar para uma prova, não trabalhar, etc. Acontece que quem pensa assim está errado, pois não é esse o sentido da confiança em Allah. Porque? Porque a confiança em Allah é uma adoração ligada ao coração e não com as ações em si. Devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance, ou seja, tomar o remédio, ir ao médico, estudar, trabalhar etc e então confiarmos em Allah. A confiança em Allah é trabalharmos para conseguir aquilo que queremos e então deixar nosso coração firme na confiança de Allah, de que Ele é Quem o poder sobre todas as coisas.