Articles in Category: Fé & Crença

Princípios Fundamentais da Fé Islâmica

1º- Acreditar em um Deus único, Supremo e Eterno, Infinito e Poderoso, Clemente e Misericordioso, Criador e Sustentador. Para ser efetiva, esta crença exige completa confiança e esperança em Deus, submissão voluntária à vontade d'Ele e confiança na Sua ajuda. Isso confere dignidade ao homem e salva-o do medo e do desespero, do pecado e da confusão.

 

Dez coisas que anulam o Islam

Todo louvor é devido a Deus, o Senhor dos mundos. Que a paz e as bênçãos estejam com o Último Mensageiro de Deus, e sobre todos aqueles que o seguem até o Último Dia. Prosseguindo, irmãos e irmãs muçulmanos, é preciso que saibam que existem questões que anulam o seu Islam. Por favor, prestem atenção a elas:

A crença verdadeira e o que pode anulá

1- A Crença em Deus Único

Faz parte da fé em Deus, crer que Ele é o Verdadeiro Senhor, a Quem, realmente, deve-se adorar sem sócio algum, por ser o Criador dos Seus servos, o Benevolente com eles, o Sustentador deles, Aquele que sabe o que eles guardam no íntimo e o que demonstram...

A Fé e a Crença Muçulmana

Todo o indivíduo acredita em alguma coisa, na verdade, nas superstições, e as vezes, até em coisas resultantes de interpretações falsas ou equívocas, tais crenças podem se modificar, com a idade e com a experiência, entre outros fatores, mas, certas crenças, são compartilhadas pôr grupos em comum.

A Base Ideológica do Islam

O conhecimento de Deus e a crença n’Ele constituem a verdadeira base do Islam, o assunto é tão importante que pede uma discussão clara e cuidadosa, por uma questão de clareza, serão usadas algumas demonstrações bem simples.

As origens do Shirk

O que foi estabelecido na Shari'ah (lei islâmica) é que a humanidade constituiu-se no início de uma única nação, o tawhid verdadeiro, e em seguida, o shirk (dirigir qualquer forma de adoração, ou qualquer outra coisa que seja direito únicamente de Deus, para outro que não seja Ele) aos poucos se impôs. A fundamentação desta afirmação está no que diz Deus, o Altíssimo:

Tawhid

Desde os primórdios da história do homem, o homem, em cada época, reconheceu uma divindade ou várias e as adorava. Mesmo hoje, toda nação, desde a mais primitiva até a mais avançada, crê nisto e adora algumas divindades. Ter uma divindade e adorá-la faz parte da natureza humana. Existe alguma coisa na alma do homem que o força a agir assim.