Articles in Category: Opinião & Reflexão

A Facilidade

A facilidade

A obrigação do homem em obedecer à Deus e ter uma vida digna condicionada aos Seus limites está dentro da capacidade e força do ser humano. A mesma força impetrada para fazer o mal, o ilícito e o proibido, pode ser utilizada para o bem, para a obediência e para a retidão. Isto é esclarecido para o muçulmano nos versículos do Alcorão Sagrado.

O Meio Ambiente na Civilização Islâmica

O Meio Ambiente na Civilização Islâmica

Dr Ragheb Elsergany

Tradução: Sh Ahmad Mazloum

         Allah criou o meio ambiente puro, saudável, beneficente, a submeteu para o ser humano e lhe fez obrigatório a necessidade de preservá-lo assim como o convidou a pensar sobre os sinais de Allah no Universo, que foi criado na melhor forma. Disse Allah, o Altíssimo: Então, não observam eles o céu, acima deles, como o edificamos e o aformoseamos, e como não há fresta alguma nele? E terra, estendemo-la e, nela, implantamos assentes montanhas e, nela, fazemos germinar toda espécie de esplêndidos casais de plantas] (Qaf: 6-7).

Fé e cura: Desafios para o próximo milênio

Assalému alaicum. Disse o último profeta e mensageiro do Islam (Muhammad) " Todo ato não iniciado com: "em nome de Deus" é um ato amputado. Portanto, iniciemos esta exposição com: "Bismillahi arrahmani arrahim", ou seja: "Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso".

Acaso ou inteligência?

Este universo exibe um panorama notável de ordem e consistência. Podemos observar, por exemplo, a grande regularidade com que os corpos celestes descrevem órbitas precisas e maravilharmo-nos com o modo como a água do mar é trazida à terra pelos nuvens empurradas pelos ventos, que, por sua vez, são formadas pela evaporação da água: sem isso, a vida aqui seria impossível.

O que podemos fazer em dez minutos?

 O Mensageiro de Allah, sallallahu ‘alayhi wa sallamdisse “As melhores ações são as constantes, mesmo que pequenas...” (Muslim). Depois de observar meu próprio estado e o daqueles que perdem seu tempo, quis estimular nossas almas para obedecer e adorar Allah ‘azza wa jall, listando algumas ações bem conhecidas, as quais Allah ‘azza wa jallnos agraciou e preparou uma grande recompensa para aqueles que as praticarem. Esta lista também é um lembrete de como utilizar nosso tempo e de como agarrar a oportunidade de cada momento e fazer bom uso dele. Meu objetivo ao fazer a lista não é indicar as ações e sim mostrar a necessidade de organizar, planejar e preservar o tempo da pessoa, investindo em algo bom.

1º de abril – O Dia da Mentira

 Acabei de receber um correio eletrônico esclarecendo o e-mail “Bill Gates tornou-se muçulmano! Sim!” Parece que foi enviado como uma brincadeira do Dia da Mentira. Este fato me leva ao nosso próximo tópico: mentir por conta do divertimento. O Profeta Muhammad (saws) narrou:

“Ai do crente que conta uma mentira para fazer os outros rirem. Ai dele. Ai dele.”

Carta de Fatimah

 Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso!

Dize: Ele é Deus, o Único!

Deus, o Absoluto !

Jamais gerou ou foi gerado.

E ninguém é comparável à Ele. 

A Universitária

 Todo mundo vem assistindo pela TV o verdadeiro inferno que se tornou a vida no Oriente Médio depois que os Estados Unidos resolveram responder aos ataques terroristas do dia 11 de setembro que fizeram 6 mil vítimas no país. Tendo como principais suspeitos os extremistas islâmicos ligados ao terrorista Bin Laden – que por sua vez, seria protegido do Taleban, grupo que governa o Afeganistão – os Estados Unidos vêm bombardeando a região de Cabul (capital do Afeganistão) e seus arredores.

A nova cruzada contra o Islam

Será que em pleno século 21, estamos voltando no tempo, mais precisamente ao século 11, quando cristãos e muçulmanos se envolveram numa luta prolongada por cerca de 300 anos? Por que os muçulmanos se sentem ameaçados apesar dos constantes pronunciamentos da comunidade internacional?