Articles in Category: Islam

O Significado do Islam II

A palavra Islam deriva da raiz árabe “Salam” que significa paz, pureza, submissão, obediência, etc. no sentido, religioso, a palavra Islam significa “Submissão voluntária à vontade de Deus e Obediência à sua Lei” A relação entre o sentido original e o religioso da palavra é forte e evidente. Só através da submissão voluntária à vontade de Deus e da obediência à sua lei pode desfrutar-se da verdadeira paz e da pureza duradoura.

O Significado do Islam I

Todas as religiões do mundo tomaram o nome do seu fundador ou da comunidade e nação na qual essa religião surgiu. Por exemplo, o Cristianismo foi buscar a sua denominação ao Profeta Jesus Cristo (que a Paz esteja com ele), o Budismo ao Seu fundador, Glautama Buda, o Zoroastrianismo ao seu fundador Zoroastro, e o Judaísmo, a religião dos Judeus, do nome da tribo de Judá (do país da Judéia), onde nasceu.

Ziná (O Adultério)

Deus, diz no Qur´an:

"Evitai a fornicação, porque é uma obscenidade e um péssimo exemplo!"( 1 )
  {17ª : 32}

E diz:

"Quanto à adúltera e ao adúltero, ( 2 ) castigai-os com cem chicotadas, cada um; que a vossa compaixão não vos demova de cumprirdes a lei de Deus, se realmente credes em Deus e no Dia do Juízo Final. Que uma parte dos crentes testemunhe o castigo." ( 3 )
{24ª : 2}

As Virtudes de Propagar o Islam

Prefácio


Bismillahir-Rahmanir-Rahim(Em Nome de Deus, o Clemente, o Miswericordioso!)

Louvamo-Lo e pedimos as Suas misericórdias para o Seu Nobre Profeta.

Em primeiro lugar, devo agradecer a Allah por me ter proporcionado a oportunidade de escrever este livro em relação ao Tabligh. Um dos grandes Teólogos desta era aconselhou-me a selecionar alguns versículos do Sagrado Alcorão e os ditos do Sagrado Profeta Muhammad a respeito de Tabligh para explicação do mesmo. Uma vez que os meus humildes serviços para com os verdadeiros crentes pode ser a minha salvação, eu apresento este útil trabalho a todas as escolas Islâmicas, às associações Islâmicas, aos Governos Islâmicos e a todos os muçulmanos, pedindo-lhes que dêem o seu contribuo a esta sagrada causa de Tabligh conforme as suas disponibilidades.

A Religião e a Repressão Sexual

os psicólogos ocidentais acusam a religião de reprimir a energia vital do homem, tornando sua vida totalmente infeliz como resultado do senso de culpa que atormentam especialmente as pessoas religiosas e as fazem imaginar que todas as suas ações são pecaminosas; que só podem ser expiadas por intermédio de abstenção do desfrutamento dos prazeres da vida.

Por que o Islam?

Por que o Islam?

O que é e o porquê da Religião?

Geralmente, pessoas de todas as idades e lugares já procuraram ou praticaram uma religião de diferentes modos e maneiras. Alguns identificam a religião com os seus fundadores, como Zoroastro, Buda, e Cristo. Alguns identificam a religião com o lugar de sua origem, como a Judéia ou a Índia. O significado contido nas enciclopédias, indica, para o verbete religião, os diferentes modos ou formas de serviço ou adoração ao supranatural ou a deuses.

Islam X Secularismo

No dicionário Webster, secularismo é definido como "um sistema de doutrinas e práticas que rejeitam qualquer forma de fé religiosa e adoração", ou como "a crença de que a religião e as questões eclesiásticas não devem fazer parte das funções do estado, principalmente no que se refere à educação pública."

Perguntas e Respostas II

Este espaço foi reservado para responder às perguntas que chegam à SBMRJBR sobre o Islam. Serão informações básicas para iniciantes e para todas as pessoas que estejam interessadas em conhecer a religião e outros aspectos do Islam.

Perguntas e Respostas I

1. O que é o Islam?

 

A palavra "Islam" significa paz e submissão. Paz consigo próprio e com o que o rodeia e submissão à vontade de Deus Único. Um outro significado, mais amplo, do "Islam", significa alcançar paz através da submissão à vontade de Deus. Esta é uma religião única, com um nome que representa uma atitude moral e o estilo de vida. O Judaísmo foi buscar o seu nome à tribo de Judá, o Cristianismo a Jesus Cristo, o Budismo a Goutam Buda e o Hinduísmo ao Rio Indus. Os Muçulmanos derivam a sua identidade da mensagem do Islam, não da pessoa de Muhammad (vulgarmente conhecido em Português por Maomé), ou seriam intitulados "Mahometanos / Maometanos/ Muhammadistas".

 

O Islam e os Muçulmanos

Todas as religiões do mundo tomaram o nome do seu fundador ou da comunidade e nação na qual essa religião surgiu. Por exemplo, o Cristianismo foi buscar a sua denominação ao Profeta Jesus Cristo (que a Paz esteja com ele), o Budismo ao Seu fundador, Glautama Buda, o Zoroastrianismo ao seu fundador Zoroastro, e o Judaísmo, a religião dos Judeus, do nome da tribo de judá (do país da Judéia), onde nasceu.

Os Objetivos da Shari'ah

O objetivo principal da shari'ah é realizar e assegurar o bem geral e os interesses daspessoas (masaalih), promovendo seu bem estar como indivíduos ecomo um corpo social e protegendo-os contra os danos e prejuízos. Isto se consegue em ordem de prioidade, com: 1) garantia de suas "necessidades vitais" (duruuriyaat); 2) satisfação de suas "exigências" (haajiaat); 3) "melhoria", na qualidade de vida (tahsiiniyaat) .