Articles in Category: Islam

O Islam hoje

O Islamismo, é a religião que mais cresce atualmente no mundo, mais de 1/4 da população Mundial, é Muçulmana, segundo o último censo Mundial realizado pela ONU. Há no Mundo cerca de 5 bilhões 771 milhões 939 mil habitantes, aproximadamente, sendo que quase 1 bilhão e 500 milhões desses habitantes são muçulmanos ou seja 25% da população Mundial é Muçulmana.

As origens do Islamismo

Durante a Alta Idade Média encontramos a formação do islamismo na Península Arábica, promovendo a unificação do povo árabe em torno de uma religião monoteísta.Veja o texto da Historiadora Mônica Muniz.

O Jihad

Lingüisticamente, a palavra árabe "jihad" significa "esforço" ou "empenho" e se aplica a todo esforço ou empenho despendido na execução de qualquer ação.

Jogos de azar

O Islam é uma religião natural, os seus ensinamentos e instruções ligados aos vários aspectos da vida, vão ao encontro direto da mentalidade humana pura e ao seu instinto, guiando a todos por igual para o caminho da retidão, ou seja de Deus - O Criador.

O Sistema Judiciário Do Islam

Contribuições Especiais dos Muçulmanos 

A lei existe na sociedade humana desde tempos imemoriais. Toda raça religião, e todo grupo de homens trouxe alguma contribuição a essa esfera. A contribuição feita pelos muçulmanos é tão rica quanto meritória e valiosa.

O que se diz sobre o Islam

O Islam, que foi revelado a Muhammad , é a continuação e culminância  de todas as precedentes religiões reveladas e, portanto, é para todos os tempos e povos. Esse status do Islam é sustentado por fatos palpáveis.

A Droga

A droga sob todas as suas formas e qualquer que seja o seu nome: mandrax, cocaína, ópio, haxixe, marijuana, etc. é Haram( ilícito - proibido) no islam, pois toda ela está incluída na definição de Khamr (tóxicos).

A Du’a (Súplica)

Nossa aula de hoje é sobre o Du’a. É uma das mais belas formas de adoração . A minha intenção é que nós saiamos daqui amando fazer Du’a e sabendo fazer Du’a. E com a certeza de que se implorarmos a Allah Ele com toda a certeza atenderá.

A preservação dos ensinamentos originais do Islam

Não poderia haver nada em comum entre o verdadeiro e o falso e não há no mundo duas coisas mais opostas uma à outra que estas. Nas coisas materiais e vulgares da vida quotidiana, os malefícios da falsidade são óbvios e reconhecidos por todos. É claro que em assuntos de salvação eterna, de crenças, e dos ensinamentos originais de uma religião, o malefício que a falsidade provoca transcendem todos os outros males.

Equívocos sobre o Islam

 OS MUÇULMANOS SÃO VIOLENTOS, TERRORISTAS OU EXTREMISTAS?

Este é o maior equívoco sobre o Islam, resultado constante da forma como a mídia o apresenta. Quando um franco atirador ataca uma mesquita em nome do judaísmo, ou quando o IRA (Exército Irlandês) joga uma bomba em áreas urbanas, quando o Eta (grupo da Espanha) que luta pela autonomia Basca, explode um carro bomba, no centro de Madri, ou a FARC (grupo rebelde Colombiano) seqüestram e matam pessoas inocentes, ou quando os  Russos com todo o seu poderio armado massacram o povo Chechêno, ou quando mulheres são estupradas, crianças, jovens e idosos são cruelmente mortos somente porque são muçulmanos na Bósnia, ou quando militantes sérvios ortodoxos violentam e matam muçulmanos inocentes na Albânia, quando judeus sionistas apoiados pelos EUA fazem sofrer milhares de palestinos, ou quando o governo comunista da china executa em praça pública chineses muçulmanos somente porque disseram " Não há divindade digna de adoração exceto Deus e Muhammad é o Seu Mensageiro’’, estes atos não são utilizados para estereotipar toda uma fé. Jamais tais atos são atribuídos à religião daqueles personagens. No entanto, quantas vezes não ouvimos as palavras "Islâmico", "Fundamentalismo Islâmico", etc., ligadas à violência?

Traindo o espírito da lei

Em geral, o Alcorão critica o comportamento de algumas pessoas do Povo do Livro e diz que a chegada de Jesus (SWS) fazia parte do esquema divino para incutir o verdadeiro espírito da lei entre os judeus que tinham reduzido  a Torá a uma "coleção de injunções inanimadas e rituais tristes". Ele cita o comportamento de uma comunidade judaica que vivia no litoral (7:163).

Falar sobre Allah sem conhecimento

(...) Al-Qurtubee em seu tafseer, fala sobre aquelas pessoas que dizem que quando lêem o Alcorão com a minha mente,  ou que vem à minha mente, ou o meu coração me diz isto, ele conclui que quem lê o Alcorão e diz "pergunte ao seu coração", ou "meu coração me diz", e assim por diante, está falando de Allah sem conhecimento ('ilm),  o que, conforme explicaremos, é um dos maiores pecados que podemos cometer e que, na verdade, essas pessoas são zanaadiqa, aquelas que não têm nada a ver com o Islam, e ele disse que elas devem ser mortas por apostasia (murtadin). (...)

Shari'ah & Fiqh

 Quando nos esforçamos como muçulmanos a permanecer na senda reta, precisamos discernir o certodo errado emcada aspecto danossa vida. A Shar'iah (Lei Sagrada) e o Fiqh (Jurisprudência Islâmica) nos dãoalgumas regras a respeito de diferentes matérias. Neste artigoserãoapresentadas definições simples de Shar' iah e Fiqh.

Fundamentalismo Islâmico

Em um mundo repleto de tensões, envolvimentos em conflitos, padrões duplos e julgamentos apressados, fica difícil propor critérios específicos com relação aos vários problemas intelectuais que ocorrem e estudá-los cuidadosa e imparcialmente.