Articles in Category: Os Cinco Pilares do Islão

Jejum de Ramadan: Saum

Uma outra característica moral e espiritual do Islam é a instituição prescrita do jejum. Na sua definição literal, o Jejum significa abstinência completa de comer, beber, ter relações intimas, e fumar no espaço de antes da alvorada até o por do Sol, durante todo o mês de Ramadan que é o nono mês do ano Islâmico. Mas seria um grave erro restringir o sentido do jejum Islâmico a essas definições literal.

A Direção da Qiblah (Makka)

O Islam é a religião da unicidade divina. O Senhor, Bendito e Exaltado seja, é Uno. O Profeta é um só. O Livro é único e a direção para a oração também é uma só.
Os muçulmanos de todos os cantos da terra se voltam, com seu coração e com seus olhos para a sagrada Caaba, símbolo da sua unidade e fonte da resplandecente luz islâmica.

A Esperança na Misericórdia de Deus

Não pense, nem por um instante, que os exemplos dados anteriormente não são aplicáveis à religião, convencida como está de que Deus, Louvado e Altíssimo, é imensamente indulgente, perdoa infinitamente, e que Sua misericórdia está sempre próxima e abrange todas as coisas, estando a dois dedos de nós, sobretudo daqueles que têm fé n’Ele, Altíssimo, mesmo que sua obra não seja particularmente meritória.

Como Se Fazer Duas Rakas da Salat Fajr (Oração da Alvorada)

Condições Necessárias Para a Validade do Salat (oração)

1 ) A higienização do corpo, das roupas e do local onde se realiza a oração, como foi explicado anteriormente.
2 ) Cobrir as partes intimas, que no homem vai do umbigo ao joelho, e, na mulher, consiste em todo corpo, com exceção do rosto, das mãos e dos pés.
3 ) Que não haja nenhuma ação separando a intenção e a entrada na oração.
4 ) Direcionar-se a Makkah.
5 ) Ter entrado o horário da oração.

A Importância da Oração no Islam

O que se transformou em verdadeiro axioma, transmitido de boca a boca por todo muçulmano, e está profundamente arraigado em seu coração. E certamente o é, pois representa o marco, que separa o muçulmano daquele que não o é.

A importância da oração

 A oração foi tornada obrigatória em Makka, por volta de três anos antes da Hégira, e se deu na noite da ascensão do profeta, quando Allah Se dirigiu a Seu mensageiro e ordenou-lhe a sua prática.

A Oração no Islam

A oração foi a primeira das adorações instituídas por Deus no Islam. E tamanha é a sua importância que foi a única que não foi transmitida ao Profeta Muhammadsaws2.gif (304 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), através do arcanjo Gabriel aqui na terra. A sua transmissão se deu no céu, feita diretamente por Deus ao Seu último mensageiro, nos eventos conhecidos como Al Isrá ''A viajem noturna'' e Al Miráj ''A ascensão''.

A oração recusada

A finalidade da oração é educar a alma, refinar o caráter, afastar, de quem a pratica, todas as coisas reprováveis ou pérfidas, e purificá-lo da imundície e da vileza.

O Salat

Deus, Louvado seja, disse:

"A oração preserva(o homem) da obscenidade e do ilícito; mas, na verdade, a recordação de Deus é mais importante. Sabei que Deus está ciente de tudo quanto fazeis." {29ª Surata, Versículo 45}

O Significado da Palavra Salat (Oração)

A etimologia vincula o sentido da palavra “salat” (oração) ao ato de implorar, significando, ainda, no contexto lingüístico “glorificação”. É por isso que se chamam os atos específicos de veneração de “salat”, por consistirem na glorificação de Deus, exaltado e louvado seja.