Articles in Category: Os Cinco Pilares do Islão

Oração do Crepúsculo (Satal Maghrib)

O muçulmano recebe o novo dia com misericórdia (a oração é uma misericórdia), louvor e glorificando seu Criador, Todo Poderoso e Majestoso. Mais tarde despede-se do dia também com misericórdia, com agradecimento e a invocação a seu Senhor, que faz alternarem-se a noite e o dia, e faz mudar a circunstâncias dos acontecimentos.

A Oração Witr

A palavra Witr significa um ou ímpar. A oração witr é outra tradição muita recomendada, ou melhor, dizendo, a mais recomendada, e alguns imames fazem dela uma obrigação inevitável. O Wirt mais curto é de uma genuflexão de oração e o mais longo tem treze genuflexões. O mais próximo da perfeição envolve fazer três unidades, e isso é o que faz hoje a maioria dos muçulmanos.

A Oração Durante a Viagem

“Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade”. (2ª Surata, versículo 185)
Deus não sobrecarrega ninguém, além de sua capacidade, nem lhe ordena mais do que é capaz de fazer. Assim é o Islam, desde sempre e eternamente.

A Oração da Sexta-Feira

O Islam é uma grande religião social. Ela ama a vida em sociedade e procura atrair as pessoas para ela. Detesta, em contrapartida, a dispersão faz com que o povo a rejeite. É por mais isso que não deixa de aproveitar uma única oportunidade para que os muçulmanos se conheçam, se amem e se reúnam, sem os convidar ou sem lho ordenar.

A Oração Fúnebre

O Islam respeita o homem tanto durante a sua vida como depois da sua morte. Quando o muçulmano morre, a religião nos ordena lavá-lo, perfumá-lo, envolvê-lo em um sudário, rezar por ele acompanhá-lo até ao cemitério, enterrá-lo e pedir a Deus que o abençoe.

A excelência da sexta-feira

Abu Huraira relatou que o Profeta, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com ele, disse: "O melhor dia em que o sol se levanta é a sexta-feira; nesse dia, Adão foi criado, entrou no Paraíso e foi expulso dele. E o último dia acontecerá em uma sexta-feira." O Profeta também disse sobre a sexta-feira:

Orações do 'Id (Salatul 'Idain)

ORAÇÕES DO ‘ID (SALATUL ‘IDAIN)

A oração do ‘Id é fortemente recomendada e é uma tradição importante no Islam, da qual o Profeta (que a paz esteja com ele) jamais se descuidou. Foi narrado que ele ordenou homens, mulheres e crianças a realizarem a oração do ‘Id. Até as mulheres menstruadas são estimuladas a participarem do ‘Id mas devem manter-se afastadas do verdadeiro local de oração.

A Oração do Eclipse Lunar ou Solar

O Islam nos educou, baseando-se em sua moral sublime, e no tem ensinado, entre outras coisas, a recorrer a Deus, sempre que alguma coisa nos preocupa. Nós O adoramos e Lhe pedimos ajuda. Refugiando-nos n’Ele, e nos encomendamos a Ele, expondo o nosso problema, para que Ele tome a decisão que quiser, como quiser.

A Oração Coletiva

O Islam é a religião da unidade e do monoteísmo. Ele convida a proclamar a unidade de Deus, Exaltado e Bendito seja, assim como também a unidade dos crentes, que devem aferrar-se ao sólido caminho de Deus.